Uma das principais causas de acidentes com a energia elétrica no Brasil, a poda de árvores próximo à rede elétrica é motivo de preocupação da área de segurança da Copel. Esta semana, três acidentes envolvendo a atividade em áreas rurais foram registrados na região norte do estado.
Em todo o ano de 2014, foram registrados três acidentes durante a execução de poda de árvores, nos municípios atendidos pela Copel. Esta foi a terceira causa mais frequente de acidentes por choque elétrico com a comunidade, ao lado do manejo de equipamentos de pulverização e irrigação no campo. Em primeiro lugar figuram os acidentes relacionados a manutenção predial e construção civil, seguidos das ocorrências com caminhões e veículos com equipamento acoplado que toca na rede elétrica.
A Copel reitera as orientações levadas em suas campanhas e palestras na comunidade: A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados; Se os galhos estiverem perto da fiação elétrica, a Copel deve ser acionada para orientar ou mesmo executar o procedimento;
A medida ideal para evitar que os acidentes aconteçam é planejar o plantio das árvores de grande porte com uma distância segura da rede elétrica.
O contato com a empresa pode ser feito através das agências, ou pelo telefone gratuito 0800 51 00 116. Informações sobre segurança com a energia elétrica também estão disponíveis no site www.copel.com, na aba “Educação”.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.