A Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística vai implantar e fomentar a tecnologia BIM (Building Information Modeling) em projetos do Estado. A intenção é adotar a tecnologia para trazer mais transparência nos projetos, aumentando o controle sobre gastos públicos e evitando desperdícios nas obras.
O secretário José Richa Filho e um representante da Trimble Brasil formalizaram na terça-feira (01) um convênio para capacitar profissionais paranaenses. A meta da Secretaria é implantar o sistema BIM nos projetos futuros, permitindo que o Estado tenha maior controle em todas as etapas da construção de um equipamento público.
“Este tipo de sistema vai permitir que o agente público controle até as quantias de material usado na construção de edificações. Isto evita desperdícios, melhorando a qualidade dos gastos públicos”, afirmou Richa Filho.
O sistema permite que a execução do projeto seja acompanhada passo a passo. Com gerenciamento da informação, o gestor público vai acompanhar todas as etapas da obra, da topografia à construção do prédio.
Este tipo de programa define em projeto a quantidade exata do uso dos materiais de construção, o que permite estabelecer corretamente quanto será o valor da obra, reduzindo a necessidades de aditivos.
“Esse acordo é de extrema importância, tanto para a Trimble, quanto para o Governo do Paraná, pois nos permite conscientizar a opinião pública, organizações governamentais e não governamentais sobre os benefícios da implantação de novas tecnologias na gestão de obras públicas”, afirma Fátima Gonçalves, diretora de Novos Negócios da Trimble Brasil.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.