Projetos personalizados são uma boa opção para quem mora em um apartamento pequeno e quer otimizar espaço
Por: Equipe Leroy Merlin
A regra número um para cozinhas pequenas é clara: otimizar espaço. A vantagem das cozinhas planejadas, também: aproveitar cada pedacinho do ambiente com o máximo de harmonia estética. Ou seja, cozinhas planejadas para apartamentos pequenos são ótimas escolhas tanto quando a necessidade é ser funcional, quanto se a opção é guiada pelo visual.
Se bem montados e organizados, os projetos personalizados são capazes de alocar os mais diversos eletrodomésticos; até aqueles iam ficar de fora por estarem sem lugar definido. Além disso, é possível ter um fluxo de funcionalidade – isto é, deixar perto o que precisa estar à mão para facilitar a rotina na cozinha – e nunca precisar improvisar espaços.
Com a ajuda da arquiteta e urbanista Patrícia Otranto, listamos dicas e elementos indispensáveis para sua cozinha planejada para apartamento pequeno se tornar realidade sem erros.
Cozinha planejada para apartamento pequeno: o que é indispensável
Planejamento: pensar no que você realmente quer e precisa é fundamental para montar o projeto ideal.
Deve ser levado em consideração: 1) quantas pessoas usarão o espaço; 2) o quanto ele será utilizado; e 3) a ergonomia dos usuários. Essas informações, além da área disponível, vão ajudar a definir o estilo das bancadas (linear, em “L” ou em “U”) e a posição dos outros elementos que farão parte da cozinha planejada.
É importante nunca obstruir o “triângulo” da cozinha (pia, fogão e geladeira), já que é a área de mais atividade no cômodo e precisa de boa circulação.
Soluções para expandir e otimizar o cômodo: é uma boa ideia para apartamentos pequenos apostar em cozinhas americanas, já que derrubar uma parede (ou uma parte dela) dá a sensação de que a cozinha é maior. Além disso, usar a bancada que divide cozinha e sala como uma mesa de jantar reversível otimiza a área cozinha e, ao mesmo tempo, disponibiliza mais espaço para a sala fora dos horários de refeição.
Espaços que cumpram funções básicas: uma cozinha planejada deve contar com locais para preparo de comida, armazenamento de alimentos, armazenamento de utensílios de cozinha, lavagem de louças e, se possível, fazer refeições. Projetos diferenciados podem incluir mobiliário planejado com gavetas e armários específicos para determinados utensílios ou alimentos – como, por exemplo, uma gaveta para escorrer pratos.
Alternativas à mesa de jantar: quando inserir uma mesa no projeto é impossível, existem outras possibilidades. Dá para incluir banquetas e fazer uso da bancada como mesa ou planejar uma mesa dobrável, que pode ser aberta nos momentos de refeições e, logo depois, fechada. Assim, a cozinha ganha espaço.
Organização para otimizar espaço: são várias as formas possíveis de organização dos eletrodomésticos. Mas algumas regras não mudam: o fogão deve sempre estar separado da geladeira. Fogão embutido enfileirado com micro-ondas (formando uma coluna quente) não é exatamente uma regra, mas é muito comum em projeto de cozinhas planejadas.
Falando em fogão embutido: optar por um cooktop – e não um forno/fogão tradicional – é sinônimo de ter mais possibilidades de arranjos na organização e otimização do espaço da cozinha em apartamentos pequenos.
Cores claras e neutras: elas sempre promovem sensação de expansão. Isso vale para as paredes e também para o granito. A iluminação, se bem executada, também pode distorcer a percepção espacial e dar a impressão de que o ambiente é maior.
Portas funcionais: se possível, opte por portas de correr para armários baixos e portas que abrem para frente em armários altos. Colocar o máximo de coisas em gavetas também ajuda a organizar e otimizar espaço na cozinha, já que deixa as bancadas mais livres.
Divisórias com estilo: se cozinha e lavanderia forem ambientes contínuos, aposte em uma divisão com o próprio mobiliário ou utilizando ilhargas de granito como divisórias. Se o espaço for pequeno, mas permitir, uma divisória curta com cobogós ou tijolos de vidro é boa aquisição para o projeto de decoração.
Profissionais confiáveis: não esqueça que a forma mais garantida de acertar na cozinha planejada para apartamentos pequenos é procurar um bom profissional de interiores (arquiteto, designer ou projetista de móveis). Eles sabem qual é a melhor forma de organizar o ambiente aproveitando o máximo de espaço oferecido. Um marceneiro para executar o projeto com qualidade é fundamental para evitar “surpresas” indesejáveis. Além disso, investir em um projeto é o melhor caminho para não errar na compra dos móveis e eletrodomésticos.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.