Foto Julio Covello AENotícias
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior (foto), apresentou nesta terça-feira (27), na Escola de Governo, um balanço dos avanços que a política pública de saúde bucal vem registrando no Paraná nos últimos anos. Durante a apresentação, Moreira anunciou mais 22 novos laboratórios de próteses dentárias a serem instados em todas as regiões do Estado.
“Agradeço, em nome de todo o Governo, a equipe da Secretaria de Saúde pelo fantástico trabalho que, ao longo dos anos, tem demonstrado. São avanços significativos. Hoje, temos uma situação privilegiada de saúde em relação a outros Estados graças a essa dedicação permanente dos nossos profissionais de saúde”, destacou o governador Orlando Pessuti.
De acordo com Moreira, com os novos laboratórios, o Paraná passa a contar com 55 unidades credenciadas pelo Ministério da Saúde, informou. “Cada um deles tem capacidade para produzir mais de 200 próteses por mês.”
Ao falar sobre os avanços da política do setor no Estado, o secretário lembrou que, após 50 anos da implantação do sistema de fluoretação da água de abastecimento público do Estado, o cenário da saúde bucal no Paraná tornou-se exemplo para Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil 55% da população tem acesso a água fluoretada enquanto no Paraná o índice é de 85%.
“Esse processo de fluoretação da água foi determinante para ampliar a qualidade da saúde bucal em nosso Estado. Precisamos agradecer a pioneira nesse processo: a cirurgiã-dentista e sanitarista Lais Moreira Amarante. Foi ela quem acompanhou de perto a evolução da saúde bucal, principalmente em crianças, as mais afetadas pela cárie”, enfatizou Moreira.
Justamente por serem as mais atingidas por problemas de saúde bucal, acrescentou o secretário da Saúde, as crianças do Paraná já receberam mais de quatro milhões de kits com pasta, escova e fio dental como forma de prevenção e educação.
Outro dado apresentado por Carlos Moreira foi a ampliação do número de municípios com equipes de saúde bucal. Em 2002, eram 99 no Paraná. Este ano, já são 340 os municípios que contam com dentista, auxiliar de consultório dentário e, em alguns casos, com técnico em higiene dental.
O coordenador de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca Júnior, que participou da Escola de Governo para anunciar os credenciamentos dos laboratórios, enfatizou a parceria entre o Paraná e o Governo Federal.
“Em 2003 foi determinado pelo presidente Lula uma ação de saúde bucal em todo país. Com o “Brasil Sorridente”, junto com o Governo do Paraná, saltamos de 30% para 85% o total de municípios do Estado que tem pelo menos uma equipe de saúde bucal”, disse Pucca Júnior.
“O Paraná é exemplo, como disse Pessuti, para o restante do Brasil. Quero agradecer, em nome do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, essa parceria que é símbolo no avanço da saúde bucal”, reforçou o coordenador do programa no Ministério da Saúde.
CÂNCER DE BOCA - Ele aproveitou a Escola de Governo para anunciar que o Governo Federal juntamente com o Governo do Paraná vai capacitar 100% dos cirurgiões-dentistas ligados à Secretaria da Saúde para tratamento de câncer de boca.
Segundo Pucca, o câncer de boca, em mais da metade dos casos, é diagnosticado na fase tardia da doença. E, se não descoberto na fase precoce, é uma doença mutilante que pode levar as pessoas a perderem parte de rosto ou até mesmo levar a morte.
Além disso, foi anunciado também a repasses de recursos da Secretaria da Saúde ao município de Almirante Tamandaré, no valor de R$ 100 mil por mês, visando a prestação de serviços ambulatoriais para usuários do Sistema Único de Saúde.
O governador Orlando Pessuti aproveitou, ao final da apresentação, para enaltecer os avanços na área de saúde no Paraná principalmente com os Hospitais Regionais e os Centros de Saúde da Mulher e da Criança. “Em 7 anos e 4 meses de Governo, eu e o governador Requião fizemos uma transformação nas estruturas de saúde. Construímos, reformamos ou ampliamos 44 unidades hospitalares, a maioria referência para o estado como o Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, o Hospital Regional de Francisco Beltrãoe e o Hospital Regional do Litoral.”
Pessuti destacou que o governo do Estado já inaugurou 76 Centros de Atendimento da Mulher e da Criança. “Outros 70 estão sendo equipados. Esperamos que, até junho, sejam 146 em pleno funcionamento. Outros 54 estão com verbas asseguradas pelo Governo. Temos mais 100 que estão na fase de planejamento orçamentário. Até o final do nosso mandato. Deveremos contar com 300 Centros da Mulher e da Criança”, concluiu.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.