A presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, autorizou a realização de concorrência pública para a contratação da empresa que será responsável pelas obras de reforma do local onde funcionará o Serviço de Alergia Pediátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
O preço máximo da obra é de R$ 530,5 mil e compreende a reforma de uma residência com 335 metros quadrados de área construída, localizada à rua Padre Camargo, 470, nas proximidades do HC, no centro de Curitiba. “A casa em questão foi adquirida pelo Governo do Estado, por sugestão do ex-secretário estadual da Saúde, Cláudio Xavier. O ex-governador Roberto Requião abraçou a idéia e determinou a compra da residência e, nos últimos dias de seu governo, reforçou o pedido para que o Provopar efetuasse a reforma do local”, revelou o médico Nelson Augusto Rosário Filho, responsável pelo serviço de alergia pediátrica.
O prazo para a retirada do edital termina às 14 horas desta quinta-feira (15) e as empresas tem até a próxima terça-feira (20) para a apresentação das propostas, cujos envelopes serão abertos às 14 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Obras Públicas, pelo secretário Julio Cesar de Souza Araújo Filho. O prazo para a execução da obra é de 180 dias.
Nesta quarta-feira (14), a engenheira Tamara Martini, do Provopar, e o médico Nelson Rosário Filho estiveram reunidos com o diretor administrativo do HC, Aristheu Lopes Negrão, representantes do setor de engenharia do hospital, Herminia Dallegrave Bonfim Breginski, supervisora de Projetos e Obras, e Antonio Dal Lago Neto, para tratarem aspectos relacionados a reforma da casa onde funcionará o setor de alergia pediátrica, que atualmente está abrigado provisoriamente no mesmo prédio do departamento de engenharia.
“A intervenção do Provopar na execução desta obra vai permitir que a gente tenha um espaço adequado para exercer as atividades de ensino, atendimento e pesquisa. Para o departamento de pediatria, esta é uma aquisição importante, porque trata-se de um espaço onde vamos destinar alguns procedimentos dentro da especialidade e que hoje, por falta de espaço, temos dificuldades em realizar. Nossas pesquisas as vezes necessitam de um espaço diferenciado, porque tiramos o paciente do atendimento de rotina e o colocamos para ser atendido por um especialista dedicado a pesquisa. Além disso temos um grupo grande de médico, que necessita de espaço para reuniões, para a realização do curso de especialização em alergia e para abrigar as residências médicas em pneumologia e alergia”, destacou Nelson Rosário Filho ao falar da importância da obra.
Segundo ele, o Serviço de Alergia Pediátrica do HC atende em média 450 crianças por mês vindas de vários municípios do Paraná e Santa Catarina. “O nosso setor é referência no tratamento de imunodeficiência, asma grave e fibrose cística. O atendimento é feito por 3 professores, 2 médicos e 6 residentes, que fazem do nosso serviço um dos três maiores do Brasil”, concluiu.
A presidente do Provopar, Lucia Arruda, disse que esta não é a primeira e nem será a última vez que ajuda nas obras de reforma de setores do Hospital de Clínicas. O Provopar foi decisivo na reforma dos setores de cirurgia geral, pediatria e neurocirurgia.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.