O governador Orlando Pessuti e o secretário do comitê do partido da provincia de Hainan e presidente do Congresso do Povo da República Popular da China, Wei Liucheng, cumprimentam-se após a assinatura acordo de cooperação entre o Paraná e Hainan, nas áreas de turismo, cultura, educação, meio ambiente, agricultura e ciência e tecnologia. Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.
O governador Orlando Pessuti assinou com o secretário do Comitê do Partido da Província de Hainan e Presidente do Congresso do Povo da Província de Hainan, Wei Liucheng, um acordo no qual fica estabelecida a relação de irmandade entre os dois estados. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (13), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
O acordo proporcionará a troca de experiências e cooperação em áreas como educação, turismo e agricultura. “Nosso interesse é ampliar as relações. O estado recebeu anteriormente missões da província e os chineses conheceram o potencial industrial, turístico e tecnológico do Paraná. Poderemos avançar bastante nesta relação bilateral”, disse o governador.
Liucheng lembrou que a China e o Brasil têm bastante proximidade por conta de acordos de cooperação existentes e pelo fato de ambos os países pertencerem ao BRIC (bloco econômico que está sendo formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China). “O Paraná é o primeiro estado com acordo de relação com Hainan, na América Latina”, disse.
Os três setores de maior interesse por parte de Hainan são turismo, tecnologia e meio-ambiente. “Visitamos nesta quarta-feira a cidade de Curitiba e o que mais nos impressionou foi a preocupação com o meio ambiente. Temos uma preocupação grande com o desenvolvimento sustentável e esperamos que o acordo fortaleça nossa colaboração daqui para a frente”, afirmou Liucheng.
Durante a solenidade houve troca de presentes. O governador Pessuti entregou aos visitantes uma escultura de pinhão, em alumínio, livros e folhetos sobre o Paraná. O líder da comitiva chinesa presenteou o governador com um quadro e a primeira-dama com um colar de pérolas.
Hainan – Hainan que, em Chinês significa “Sul do Mar”, é a menor província da República Popular da China e a única constituída por um arquipélago (de clima tropical localizado a sul da Província de Cantão). Atualmente a Província investe em turismo de suas praias paradisíacas, montanhas cobertas por florestas e sua cultura.
Participaram da solenidade, prefeitos da província de Hainan, dirigentes de zona de desenvolvimento, dirigentes do Grupo HNA, quarta maior empresa aérea da China, que dos 260 aviões que pertence, 100 foram adquiridos com a Embraer.
O secretário de Turismo, Herculano Lisboa, destacou que a parceria com a Província pode resultar na criação de uma ligação aérea direta entre o Paraná e Hainan. “O Paraná pode ser a porta de entrada da Ásia no Brasil e Hainan a porta de entrada do Paraná na Ásia”, disse.
Participaram os secretários da Agricultura, Erikson Chandoha, Meio Ambiente, Jorge Calado, o chefe de Cerimonial, Domingos Portilho Filho, e os presidentes do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, do Lactec, Newton Pohl Ribas e da Emater, Arnaldo Bandeira.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.