O senador Osmar Dias, candidato ao governo do Paraná pela coligação “A União Faz Um Novo Amanhã”, entregou hoje, em Brasília, pedido formal ao chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para que o presidente Lula indique o advogado paranaense Luiz Edson Fachin a uma vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Osmar estava acompanhado do deputado estadual, Ângelo Vanhoni.
“Fachin é um profissional ético, capaz e com trajetória jurídica sólida que o credencia a integrar a mais alta corte do país. Sua indicação não é uma disputa particular, mas uma luta de todos os paranaenses. Por esse motivo, deve mobilizar todos os canais de influência do Paraná, bem como toda a bancada no legislativo”, afirmou Osmar
Com a aposentadoria do ministro Eros Grau, que completa 70 anos no dia 19 de agosto, idade-limite para membros dos tribunais, o presidente Lula pode escolher Fachin para assumir o posto na mais alta corte do país. Pela quinta vez, o paranaense é cotado para virar ministro do STF. Na última oportunidade perdeu a vaga para José Antonio Dias Toffoli.
Fachin visitou Osmar na manhã desta segunda-feira, na sede do PDT, para pedir apoio a sua possível nomeação. Na ocasião, Osmar comprometeu-se com Fachin a conversar com o presidente Lula para que o escolhido seja um representante da região sul do país. “Vou me empenhar pessoalmente para ver um paranaense de novo no STF depois de tanto tempo”, disse Osmar.
Se for escolhido para a vaga, o professor da UFPR será o segundo paranaense a ocupar uma cadeira no STF. Até hoje, somente o advogado Ubaldino do Amaral representou o estado na corte (de 1894 a 1896).
TRAJETÓRIA
Luiz Edson Fachin construiu sólida carreira jurídica em Curitiba – de onde é cidadão honorário. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1980. Fez mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, além de pós-doutorado no Canadá. Atualmente, é advogado e professor titular da UFPR e da PUC do Paraná. Sua grande especialidade é o Direito Civil, com ênfase no Direito de Família.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.