Programa de Desenvolvimento Municipal, proposta pioneira do Sebrae/PR, prova que a união do poder público, iniciativa privada e comunidade acelera o processo de desenvolvimento local; novo serviço fornece informações turísticas sobre o município de Carlópolis
Nesta quarta-feira, 18 de agosto, às 9 horas, está programada a inauguração do Centro de Informações Turísticas de Carlópolis, no norte pioneiro do Paraná. A cerimônia ocorre no local de funcionamento do novo serviço, na Rua Marcos Rodrigues do Amaral, 284, ao lado do calçadão central da cidade.
A inauguração é um dos resultados do Programa de Desenvolvimento Municipal, uma parceria entre o Sebrae/PR e a Prefeitura de Carlópolis, que objetiva transformar a localidade por meio da melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), incentivos e capacitações para elevar os níveis de emprego, renda e qualidade de vida.
Além de Carlópolis, o Programa de Desenvolvimento Municipal vem sendo aplicado nas cidades de Bom Sucesso do Sul, no sudoeste do Estado; Imbaú, na região centro-sul; e Munhoz de Mello, no noroeste.
Desde novembro de 2009, ocasião do lançamento desse projeto-piloto em Carlópolis, foram realizadas diversas ações como a promoção de reuniões, capacitações e a conclusão do Estudo do Ambiente Econômico e Institucional de Carlópolis, levantamento realizado pela Diferencial Pesquisas de Mercado, a pedido do Sebrae/PR, que contém informações aprofundadas sobre a economia, demografia, aspectos sociais e ambiente organizacional.
Com base nos resultados dessa pesquisa, a governança local do projeto, integrada por representantes do poder público municipal, comunidade, iniciativa privada e Sebrae/PR, elegeu quatro áreas prioritárias para o desenvolvimento municipal: turismo, piscicultura, cafeicultura e fruticultura.
O consultor do Sebrae/PR na região, Roberto Janz, explica que o Centro de Informação Turística irá centralizar todas as ações de divulgação dos atrativos e eventos da cidade e fornecerá informações também sobre a Rota das Águas, projeto turístico que envolve o município de Carlópolis e Ribeirão Claro, cidade vizinha.
A ideia desse serviço é prestar atendimento de qualidade ao visitante de Carlópolis. Atendentes foram capacitados pelo Sebrae/PR e estão habilitados para realizar atendimento pessoal, telefônico e online. Essa ação visa incrementar o fluxo de turistas e mobilizar a comunidade para que seja parceira do desenvolvimento da cidade, frisa o consultor.
Roberto Janz conta que em breve estará no ar um site específico para divulgação dos atrativos turísticos de Carlópolis. Paralelamente ao Centro de Informações, deve funcionar também o Centro de Informação de Hospedagem. Esse Centro irá reunir informações e dados sobre hospedagem e outros serviços ligados ao turismo e irá organizar o setor de locação de casas de veraneio, mapeando os imóveis disponíveis e tratando de questões de precificação e de promoção, entre outras, detalha.
Rúbia Lisboa Martoni, especialista em desenvolvimento local que acompanha o projeto de Carlópolis, destaca que a instituição do Centro de Informações é de fundamental importância para a consolidação das ações de desenvolvimento e para o fortalecimento da Rotas da Águas.
Até então, não existia essa organização do setor de turismo em Carlópolis. A governança identificou a necessidade do serviço de orientação ao turista e definiu que deveria entrar em funcionamento já na próxima temporada turística. Isso mostra o interesse desse grupo em potencializar a vocação turística do município de maneira planejada, salienta a especialista.
Luiz Alberto Coelho Filho, secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município de Carlópolis, avalia que o envolvimento da comunidade é essencial para que setor gere resultados para a localidade.
A manutenção do Centro de Informações Turísticas mostra a importância do setor para o município e a preocupação da administração pública em tornar a atividade sustentável. O fortalecimento do turismo motiva a geração de empregos, negócios e o surgimento de novos empreendimentos. Carlópolis está se estruturando para se tornar um importante destino do Estado e atender todas as necessidades dos turistas, diz Coelho Filho.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.