JBPress
  • CAPA
    • BRASIL
    • ECONOMIA
  • CADERNOS
    • VIDEOS
    • CULTURA
    • CURIOSIDADE
    • MODA
  • CADERNOS 2
    • SAÚDE
    • AGRO
    • PARANÁ
    • CIÊNCIA
  • OPINIÃO
  • ESTILO
  • MUNDO

Home Brasil Investimentos caíram e rodovias pioraram

Investimentos caíram e rodovias pioraram

JBPress setembro 16, 2013 0

Da Folha de S.Paulo:

Frota do Paraná chega a 6 milhões de veículosA incapacidade financeira e gerencial de expandir os investimentos com dinheiro da arrecadação de impostos explica a decisão –tardia– de conceder a exploração de mais rodovias federais ao setor privado.

Após crescerem no segundo mandato de Lula, os gastos do governo com obras em transporte rodoviário empacaram sob Dilma Rousseff.

Se considerado o período de 12 meses encerrado em agosto passado, os desembolsos são inferiores aos de 2010.

De R$ 10,3 bilhões, no último ano do ex-presidente, o montante caiu para R$ 8,5 bilhões –e a queda é ainda mais aguda se incluída na conta a inflação do período.


Trata-se de uma exceção no gasto federal como um todo, que, no mesmo período, bateu recordes sucessivos.

A própria BR-262, cujo leilão fracassou ontem, é um exemplo das deficiências do investimento federal: de pelo menos R$ 294,2 milhões autorizados no Orçamento do ano passado, a rodovia recebeu apenas R$ 1,3 milhão.

QUALIDADE EM QUEDA

A qualidade das rodovias federais também piorou, segundo a pesquisa anual da CNT (Confederação Nacional dos Transportes). Há três anos, a entidade classificava 19,1% da extensão inspecionada em estado ruim ou péssimo; em 2012, foram 21,7%. O percentual de ótimo e bom caiu de 44,8% para 40,3%.

O transporte rodoviário é, de longe, o setor que mais recebe investimento do Tesouro –a educação básica, segunda colocada, não chega a R$ 5 bilhões ao ano. Por isso, é um termômetro do desempenho federal em infraestrutura.

As explicações oficiosas para o mau desempenho estão desgastadas: primeiro, dizia-se ser natural uma queda dos gastos no início do governo, porque um novo ciclo de obras estava sendo inaugurado; depois, que era uma consequência da troca de comando no Ministério dos Transportes devido a acusações de irregularidades.

Mais recentemente, a justificativa foi a greve dos servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).


Os dados mostram que o governo Dilma tem dificuldade em expandir os investimentos de maneira geral, a despeito da imagem pública de obsessão gerencial cultivada pela presidente. Sua administração demonstra maior vocação para elevar gastos sociais, em especial com educação e benefícios sociais.
Tags: Brasil
Share:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

AUTOR


João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Conexão

Curitiba News

MAIS LIDAS

  • Desistam dos Estados Unidos
    Luis Freddy Lala Pomavilla A narrativa do equatoriano Luis Freddy Lala Pomavilla (foto), um dos dois sobreviventes do massacre de T...
  • Gleisi e Gomyde iniciam campanha na tradicional Festa do Carneiro no Buraco em Campo Mourão
    Regina Dubay (prefeita de Campo Mourão), Gleisi Hoffmann candidata ao governo do Paraná e Ricardo Gomyde candidato ao Senado. Foto: Divu...
  • Pessuti visita Expolondrina e reafirma que segurança e agropecuária serão prioridades
    Governador Orlando Pessuti - Foto: José Gomercindo / AENotícias Durante visita à 50.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expo...
  • Fechamento de aterro sanitário leva preocupação a duas comunidades no Rio
    A prometida desativação em 2011 do aterro sanitário de Gramacho, na região metropolitana do Rio, está deixando duas comunidades apreensivas,...
Tecnologia do Blogger.