Rede social incentiva interação entre usuários
EL PAÍS
O Instagram, o aplicativo do universo Facebook que mais cresce em usuários e atividades, acaba de acrescentar uma opção para ser ainda mais usado. O Stories, seu conteúdo efêmero inspirado no Snapchat, acaba de acrescentar enquetes.
O usuário encontrará a novidade na forma de um sticker interativo. Os resultados podem ser vistos em tempo real. Além de poder entrar em contato e comentar ao vivo com o público, o Instagram acredita que isso fará com que amigos e seguidores voltem várias vezes ao conteúdo para verificar como evoluem as opiniões.
Para criar uma sondagem, ao se colocar um vídeo ou uma foto em uma história, se escolhe o sticker de enquete e o posiciona no local que se deseja da tela. Em seguida se escreve o texto da enquete e as possíveis respostas. Basta publicar para ativar a sondagem.
Para ver os resultados, é preciso fazer um gesto, deslizar o dedo para cima sobre a tela. É possível ver o número de votos, assim como quem votou e o que preferiu. Ou seja, não é anônima.
O lançamento é a primeira experiência interativa da invenção de Kevin Systrom, que continua à frente do aplicativo depois de vender sua ideia ao Facebook. O Instagram nasceu como um modesto app de retoque de fotos com filtros pensado apenas para o iPhone. Sua explosão de popularidade aconteceu assim que foi aberta a porta aos usuários de Android. Em setembro, ultrapassou os 800 milhões de perfis ativos.
Além das enquetes, o Instagram publicou duas ferramentas que querem promover a criatividade. Trata-se de uma paleta de cores para textos e pincéis, bem como uma ferramenta para alinhar o texto e os stickers.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.