JBPress
  • CAPA
    • BRASIL
    • ECONOMIA
  • CADERNOS
    • VIDEOS
    • CULTURA
    • CURIOSIDADE
    • MODA
  • CADERNOS 2
    • SAÚDE
    • AGRO
    • PARANÁ
    • CIÊNCIA
  • OPINIÃO
  • ESTILO
  • MUNDO

Home Agricultura Adubação a lanço tem mais eficiência com equipamento certo

Adubação a lanço tem mais eficiência com equipamento certo

JBPress junho 25, 2020 0



Com a técnica produtor economiza tempo e dinheiro, pois torna o processo de semeadura mais ágil, reduzindo os gastos com diversas operações

Grande parte das áreas agrícolas brasileiras são hoje compostas por solo com características do Cerrado, ou seja, com baixa quantidade em nutrientes. Devido a esta característica, para o produtor ter alta produtividade, a adubação se torna imprescindível. Como na agricultura, tempo é sinônimo de dinheiro, para algumas regiões como os estados de Mato Grosso e Goiás, indica-se a adubação a lanço.

A técnica é realizada na superfície do solo, gerando ganho em tempo e produtividade, pois permite uma faixa de aplicação de fertilizantes a lanço de até 36m. “Como é realizada antes mesmo da semeadura, muni o solo dos nutrientes demandados por cada cultura”, explica Reinaldo Damasio, coordenador de assistência técnica da MP Agro.

Esse tipo de adubação impacta diretamente na produtividade e tem sido utilizada em larga escala pelos produtores, pois torna o processo de semeadura mais ágil, reduzindo os gastos com diversas operações. “Diferentemente da aplicação em linha na semeadura, que exige mais operações e uma aplicação mais tardia do fertilizante, a aplicação a lanço permite preparar o solo com antecedência e também a aplicação de cobertura para fornecer os nutrientes que as plantas necessitam no momento, por exemplo, a aplicação de nitrogênio parcelado na cultura de milho”, cita Damasio.

Em quais casos fazer a adubação a lanço

Atualmente, com o advento das tecnologias de precisão (AP), o produtor pode identificar e compreender melhor as variabilidades do solo com softwares, aparelhos, análises, entre outros.  Isso permite a dosagem correta na aplicação de fertilizantes. Com o auxílio da tecnologia, ele consegue detectar quais nutrientes estão faltando e ainda ter maior eficiência na aplicação de fertilizantes, principalmente na adubação a lanço, como por exemplo na suplementação do potássio para o cultivo da soja. 

É importante que além da tecnologia a orientação de um profissional é sempre indicada. Ele vai ajudar a compreender e analisar melhor os dados fornecidos pelas ferramentas. “Em solos arenosos, por exemplo, com baixa CTC (troca de cátions), para se evitar a lixiviação, um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas, indica-se fazer a adubação na semeadura ou em pré semeadura, e ainda em cobertura, 30 a 40 dias após a semeadura, tanto para cultivares de ciclo mais precoce como para mais tardio”, detalha o profissional da MPAgro.

Escolha do equipamento

Outro detalhe importante, o qual lembra o coordenador, é que os equipamentos utilizados na hora da operação influenciam e impactam diretamente no resultado final. A MPAgro, por exemplo, possui implementos exclusivos e específicos para a ação. A principal linha de trabalho é com a comercialização de distribuidores de fertilizantes para autopropelidos, a Linha Z.

O distribuidor permite a aplicação de fertilizantes a lanço, utilizando o mesmo rastro do pulverizador, o que gera menor amassamento das plantas em aplicações de cobertura. Além disso, possui em seu portfólio, a linha Truck para caminhões, que foi projetado para grandes capacidades e a linha de arrasto, Taurus, com possui a estrutura robusta e de alta tecnologia.

Vantagens da linha Z

Principalmente na hora de adubar a lanço, o produtor deve levar em consideração o custo-benefício até do equipamento que será utilizado. A Linha Z, da MPAgro, por exemplo, por ser fabricada 100% em aço inox, inclusive a esteira com sistema de gaveta, gasta-se menos com a manutenção do equipamento. “O produtor tem que realizar as manutenções preventivas como troca de óleo, engraxamento de componentes corretamente e no tempo certo, ele terá uma máquina para a vida toda, sem nenhuma dor de cabeça com manutenções e desgastes por oxidação”, esclarece Damasio.

MP Agro – Fundada em 2012 e com sede em Ibaté-SP, nasceu com o propósito de trazer soluções tecnológicas a baixo custo ao mercado agrícola a partir da necessidade de aproveitamento de auto propelidos e tratores utilizados para outras funções na fazenda, tornando-os mais eficientes e produtivos no campo. Possui diversas opções de produtos voltados para distribuição de fertilizantes, o que os fazem especialistas no seguimento.


Enviado por: Kassiana Bonissoni
RuralPress

Tags: Agricultura
Share:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

AUTOR


João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Conexão

Curitiba News

MAIS LIDAS

  • Lactec deve finalizar protótipo da Usina de Belo Monte em dezembro
    Foto: Lactec O Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) deve finalizar em dezembro o modelo reduzido que vai simular o funci...
  • Saúde do Trabalhador e Trabalho Decente são temas de debates em Maringá
    O Centro Estadual de Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde e a Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador - do Conselho Est...
  • Câmara Municipal de São Paulo comemora 95 anos da UNIBES
    Personalidades que prestaram relevante serviço à entidade foram agraciadas A União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (UNIBES...
  • Como Criar Seu Próprio Pseudônimo
    Se você já quis trocar de nome, essa é a hora de se divertir um pouco. Isso é especialmente útil para criar um nome artístico mais "a...
Tecnologia do Blogger.