JBPress
  • CAPA
    • BRASIL
    • ECONOMIA
  • CADERNOS
    • VIDEOS
    • CULTURA
    • CURIOSIDADE
    • MODA
  • CADERNOS 2
    • SAÚDE
    • AGRO
    • PARANÁ
    • CIÊNCIA
  • OPINIÃO
  • ESTILO
  • MUNDO

Home ECONOMIA IR 2020: Como declarar conta conjunta

IR 2020: Como declarar conta conjunta

JBPress junho 25, 2020 0


Eduardo Canova, CEO da Leoa, explica o passo a passo para contribuintes que ainda não enviaram a declaração


É muito comum que duas pessoas optem por uma conta conjunta quando dividem a “mesma carteira”, isto é, compartilham das mesmas receitas e despesas, gerindo juntas o orçamento familiar. No entanto, no momento da declaração do Imposto de Renda, são muitas as dúvidas sobre como declarar uma conta conjunta e qual passo a passo seguir. Pensando nisso, Eduardo Canova, CEO da Leoa, plataforma gratuita para assistência na declaração do Imposto de Renda, separou o passo a passo para os contribuintes que ainda não enviaram a declaração.

Antes de tudo, é preciso esclarecer: há duas maneiras de lançar a conta conjunta no Imposto de Renda. A primeira forma é referente à casais que declaram o imposto juntos, como cônjuge dependente. A outra, para pessoas que realizam a declaração separadamente, como companheiros. Se você se encaixa em uma destas opções, veja abaixo o passo a passo completo para enviar a sua declaração:

O primeiro passo todos já sabem: toda e qualquer conta conjunta deve ser declarada no Imposto de Renda, no entanto, é facultativo declarar contas correntes conjuntas que fecharam o ano-calendário, neste caso, 2019, com valor igual ou inferior a R$ 140. “Assim como a informação obrigatória dos rendimentos de pessoas físicas, o saldo de contas conjuntas também segue um padrão para o valor mínimo obrigatório, como salários e aluguéis”, explica Eduardo Canova, CEO da Leoa.

Para pessoas que declaram o imposto com cônjuge ou companheiro, é preciso informar a conta conjunta apenas uma vez, bastando assinalar a existência da conta e as informações necessárias sobre ela na declaração a ser enviada à Receita Federal. “No caso de uma das pessoas da conta, seja ela seu cônjuge, filho, irmão e/ou outros, realizarem a declaração do Imposto de Renda individualmente, será necessário saber qual montante presente na conta pertence a cada um dos indivíduos. Assim, cada um declara o que lhe convém”, ressalta Canova. 

Essa informação pode ser facilmente acessada pelo informe encaminhado pela   instituição bancária responsável pela conta. Mas, se mesmo assim a informação não for clara, o valor presente na conta deve ser dividido igualmente e, posteriormente, declarado nas respectivas declarações.

Quando a declaração estiver completa, as informações da conta conjunta devem ser lançadas na ficha “Bens e Direitos”, sob o código “61”, intitulado “Depósito Bancário em Conta Corrente no País”. Logo após, é preciso inserir no campo “Discriminação” a informação de que a conta declarada se trata de uma conta conjunta. “Esta é uma fase muito importante e burocrática da declaração, requerendo atenção. 

Nela, será preciso informar os dados da conta e o saldo presente em 31/12/2018 e 31/12/2019. No entanto, se a conta conjunta foi aberta somente em 2019, basta deixar o campo ‘saldo em 31/12/2018’ em branco”, explica Canova.


Realizados estes procedimentos, o contribuinte poderá respirar aliviado pois estará em dia com o leão. É importante lembrar que aqueles que ainda não declararam devem correr, pois o prazo final para a entrega das declarações será no dia 30 de junho. Por isso, agrupe os informes necessários e declare assim que possível.

Sobre a Leoa

A Leoa, plataforma online para declaração do Imposto de Renda e antecipação da restituição, é uma solução tecnológica que desburocratiza e facilita a vida dos contribuintes que precisam de uma plataforma simples, fácil e intuitiva para ficar em dia com o leão. Com a ajuda de inteligência artificial e muita tecnologia, a empresa oferece seus serviços de forma gratuita e educativa.


Enviado por: João Guimarães

Tags: ECONOMIA
Share:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

AUTOR


João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Conexão

Curitiba News

MAIS LIDAS

  • Lactec deve finalizar protótipo da Usina de Belo Monte em dezembro
    Foto: Lactec O Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) deve finalizar em dezembro o modelo reduzido que vai simular o funci...
  • Saúde do Trabalhador e Trabalho Decente são temas de debates em Maringá
    O Centro Estadual de Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde e a Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador - do Conselho Est...
  • Câmara Municipal de São Paulo comemora 95 anos da UNIBES
    Personalidades que prestaram relevante serviço à entidade foram agraciadas A União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (UNIBES...
  • Como Criar Seu Próprio Pseudônimo
    Se você já quis trocar de nome, essa é a hora de se divertir um pouco. Isso é especialmente útil para criar um nome artístico mais "a...
Tecnologia do Blogger.