Transatlântico, que foi retido em Búzios, seguirá para Santos.
Laboratório analisará causa de vômitos e diarréia.
O navio que foi retido em Búzios, na Região dos Lagos, após 310 pessoas apresentarem quadro de gastroenterite, foi liberado na tarde desta quinta-feira (4) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ao chegar em Santos (SP), a embarcação sofrerá nova inspeção sanitária.
Em nota, a Anvisa informou que o número de casos está caindo e a evolução clínica dos pacientes – que tiveram vômito e diarreia – é positiva. Com isso, a embarcação foi liberada para seguir sua rota normal para o porto de Santos, sob acompanhamento de fiscais da agência.
“O quadro clínico dos passageiros que apresentaram os sintomas tem evoluído de forma positiva e grande maioria dos casos pode ser classificada como leve ou moderado”, diz a nota. Ainda segundo a Anvisa, uma equipe, que inclui técnicos do estado do Rio e do município de Búzios, está a bordo do transatlântico para monitorar o estado clínico dos passageiros. Foram coletadas amostras de água e de alimentos para auxiliar na conclusão do diagnóstico da doença. A análise será feita pelo Laboratório Noel Nutels. O navio “Vision of the seas” está com 1.987 passageiros e 765 tripulantes a bordo, segundo a Royal Caribbean International, empresa responsável pela embarcação. Uma equipe de médicos e enfermeiros do transatlântico prestou os primeiros socorros. O “Vision of the seas” iniciou sua viagem em Santos (SP), no dia 1º de março, com escalas programadas em Búzios e Ilhabela.
Outro caso
Em janeiro de 2009, 464 pessoas que estavam a bordo de um cruzeiro com destino a Buenos Aires também passaram maldurante o trajeto Salvador – Rio de Janeiro. Durante a inspeção, algumas infrações foram detectadas e termos legais emitidos para correção das falhas. Problemas no teor de cloro em pontos de distribuição de água potável e na conservação de alimento perecível, como maionese, foram identificados pela Anvisa.
Do G1, no Rio
Postar um comentário
Obrigado pela participação.