A primeira-dama, Regina Fischer Pessuti, participou na noite desta quinta-feira (15), em Curitiba, da abertura da 26ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica. Foto: Levy Ferreira - AENotícias.
A primeira-dama, Regina Fischer Pessuti, participou na noite desta quinta-feira (15), em Curitiba, da abertura da 26ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica. O evento reúne até sábado, no Hotel Bourbon, médicos especialistas em cirurgias estéticas e reparadoras de todo do Brasil que estão discutindo novas técnicas de cirúrgicas.
A 26ª Jornada começou na quarta-feira (14) com o mutirão médico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no qual foram 33 pacientes para procedimentos cirúrgicos com deformidades congenitas, de trauma ou adquiridas. A ação teve como objetivo divulgar o papel da cirurgia plástica reparadora e acelerar o atendimento dos pacientes que esperam por este tipo de intervenção no Sistema Único de Saúde (SUS).
Sebastião Guerra. Foto: Levy Ferreira - AENotícias.
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sebastião Guerra, ao fazer ações como esta, a sociedade deixa de tratar apenas da ciência para contribuir com a ação social. “Estamos felizes com a receptividade desta ação. Estamos sendo acolhidos pelo SUS, órgãos públicos e universidades e, com isso, contribuímos com àqueles que necessitam”, afirmou o presidente.
Segundo Regina Pessuti, as discussões do tema junto com ações na comunidade, como o mutirão, mostram que a cirurgia plástica não deve ser vista apenas como intervenção corretiva. “Quando vemos ações como esta, de fazer uma jornada onde operam pessoas necessitadas de cirurgias reparadoras devido a queimaduras, traumas ou doenças congênitas, podemos dizer que é uma ação louvável”, disse.
Secretário de Estado da Saúde Carlos Moreira Junior
em seu pronunciamento.
Foto: Levy Ferreira - AENotícias
O secretário estadual de Saúde, Carlos Moreira Junior, que também participou do evento, enalteceu a iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ao realizar esse mutirão. “Esta iniciativa mostra que a cirurgia plástica não trata apenas de estética, mas também de intervenções reparadoras, e esta ação ajuda a reduzir as filas de espera por intervenções como esta no Sistema Único de Saúde”, afirmou Moreira.
Durante os três dias acontecem discussões de diversos temas como cirurgias de mamas e procedimentos de lipoaspiração além de apresentações de trabalhos científicos na área.
Na foto, Fernando Dalcumune,
residente em cirurgia plática no Hospital Evangélico.
Foto: Levy Ferreira - AENotícias
Para o residente em cirurgia plástica no Hospital Evangélico, em Curitiba, Fernando Dalcumune, a Jornada agrega conhecimento aos seus estudos. “Com encontros como este, é possível estar atualizado, oferecendo tratamento de qualidade ao paciente, além de discutirmos aqui com profissionais os melhores métodos de satisfazer esse paciente”, disse.
Na foto, Dr. Cesar Antônio Ribas Milleo,
presidente da SBCP -Paraná.
Foto: Levy Ferreira - AENotícias
No sábado (17), dia de encerramento do evento, acontecerá o Fórum de Segurança do Paciente, que discutirá métodos e meios de assegurar aos pacientes uma cirurgia bem sucedida. “Serão discutidos desde novas técnicas operatórias até a qualidade da cirurgia. Todos os pontos críticos ou polêmicos serão discutidos no fórum”, disse o presidente regional no Paraná da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, César Milleo.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sebastião Guerra, os excessos de cirurgias plásticas são um dos principais temas do debate. “A nossa preocupação com o paciente é prioritária. A cirurgia plástica vai evoluindo e, com ela, esses cuidados também devem ser aprimorados”, disse. Ainda segundo ele, depois das discussões, será feito um novo protocolo de novas normas, ou seja, uma atualização nos cuidados com os pacientes.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica possui em todo o país 4.800 profissionais credenciados e promove todos os anos, cinco eventos regionais e um Congresso Nacional. O Paraná possui 277 médicos registrados para a realização de cirurgias plásticas e, neste ano, o Congresso acontece de 11 a 15 de novembro, em Vitória, Espírito Santo.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.