Proposta de reforma política será debatida por dois ex-presidentes e nove ex-governadores, em colegiado presidido por Dornelles, que foi ministro três vezes
Fernando Collor e Itamar Franco |
Uma comissão encarregada de elaborar um anteprojeto de lei de reforma política foi instituída na última quinta-feira e conta com senadores com intensa participação na vida política do país nas últimas décadas.
Dos 12 integrantes da comissão, dois foram presidentes da República: Fernando Collor (PTB-AL) e Itamar Franco (PPS-MG). Nove são ex-governadores, aí mais uma vez incluídos Collor, que chegou ao governo de Alagoas em 1987, e Itamar, que se elegeu governador de Minas Gerais em 1998.
Roberto Requião (PMDB) governou o Paraná por três vezes. Aécio Neves (PSDB) ficou à frente da administração de Minas Gerais por dois mandatos consecutivos e já exerceu o cargo de presidente da Câmara dos Deputados.
Também fazem parte da comissão Jorge Viana (PT), ex-governador do Acre; Antônio Carlos Valadares (PSB), que já esteve à frente do governo de Sergipe; Luiz Henrique (PMDB), que governou Santa Catarina por dois períodos consecutivos; Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí, também por dois períodos seguidos; e Eduardo Braga (PMDB), que governou o Amazonas de 2003 a 2010, período de dois mandatos.
Ex-ministro
A presidência da Comissão da Reforma Política será, no entanto, de um senador três vezes ministro. Francisco Dornelles (PP-RJ) foi titular da pasta da Fazenda no governo José Sarney; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso; e do Trabalho, no segundo mandato.
A partir de 1986, elegeu-se deputado federal quatro vezes seguidas. Dornelles também comandou a Secretaria da Receita Federal.
Os dois outros integrantes da comissão com trajetória político-eleitoral mais recente compartilham trajetória profissional anterior no Ministério Público. São Demóstenes Torres (DEM-GO), que nos últimos dois anos presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); e Pedro Taques (PDT-MT), que renunciou à carreira de procurador da República para assumir seu primeiro mandato de senador.
103392
Senador(es) Relacionado(s):
Aécio Neves
Antonio Carlos Valadares
Demóstenes Torres
Eduardo Braga
Fernando Collor
Francisco Dornelles
Itamar Franco
Jorge Viana
Luiz Henrique
Pedro Taques
Roberto Requião
Wellington Dias
Postar um comentário
Obrigado pela participação.